INFRAESTRUTURA
O PPGBEA está fisicamente dentro da estrutura do Departamento de Estatística e Informática. A seguir são descritos a infraestrutura própria do PPGBEA e aquela de uso compartilhado com os demais programas da UFRPE.

Instalações Físicas e Recurso Computacional:
O programa de Biometria e Estatística Aplicada conta em suas instalações com:
-Auditório com capacidade para 50 pessoas, equipado com projetor, quadro digital, TV full hd de 52” e quadro de vidro;
-Laboratório de ensino e pesquisa com 10 PCs Desktop com processador AMD Ryzen 5 de
3.70 GHz, 16GB de memória e 500GB de SSD, quadro branco e TV de 50”, conectados à Internet, com softwares Visual Studio C, R, WINBUGS, entre outros, para aulas de mestrado e doutorado e uso dos alunos de iniciação científica;

-Duas salas de aula com capacidade de até 25 alunos, equipadas com TV de 42” e quadro de vidro; - duas salas de estudo e pesquisa para os discentes do programa;
-    Sala de reunião, Sala de coordenação e secretaria e Sala de professor visitante
-    Impressoras laser para impressão de trabalhos e temos manutenção periódica nos aparelhos para que estejam sempre em boas condições de funcionamento.
-Laboratório de Computação de alto desempenho com cluster de computadores formado por 13 workstations com placas de vídeo NVidia Quadro (01 RTX A6000, 04 RTX A4500, 05 RTX A4000, 06 Quadro K620), GeForce (03 GTX 980 Ti) e 01 Titan X, totalizando 20 GP/GPUs, dois raques de 44U/19’, Quatro servidores DELL Powe Edge R230, um servidor DELL Power Edge R550, um servidor DELL Power Edge R770 e um servidor Razor Xeon Silver 5a Geração, com memória de 128GB RAM, alcançando uma capacidade de processamento em torno de 270 TFLOPs. Dois Nobreaks inteligente de 3KVA com banco de baterias (quatro baterias estacionárias de 240 Ah) e um nobreak EATON de 20KVA também com banco de baterias (3 módulos duplos de baterias de 380V), garantindo o fornecimento elétrico estável de qualidade para o funcionamento ininterrupto de toda infraestrutura computacional. Este Laboratório, com acesso remoto, foi construído em parceria com os grupos de pesquisa IFROG (Interdisciplinary Forecasting Research Oriented Group -- http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0829286569783180) e LACUNA (Laboratório de Modelagem Estatística e Computacional de fenômenos Naturais Complexos -- http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/336471, para dar suporte a pesquisas com maior exigência computacional. A sala conta com refrigeração ininterrupta pelo revezamento de três máquinas de ar-condicionado de 36.000, 32.000 e 24.000 BTUs, encontrando-se nas dependência do Departamento de Estatística e Informática – DEINFO/UFRPE, o qual disponibiliza infraestrutura elétrica de 50KVA, redes lógica com banda de 10 Gigabits, equipe técnica para pequenos reparos e equipe administrativa para apoio burocrático.
-Plataforma computacional busca combinar todo o poder computacional disponível com a facilidade de permitir que os atuais profissionais de TI mantenham uma solução local e fácil de manter e configurar. Além disso, ela permite que a comunidade acadêmica execute códigos e simulações de suas pesquisas ou use-a como ferramenta didática no ensino de programação paralela. O Parallel Experiment for Sequential Code (PESC) é uma plataforma que visa permitir o acesso a recursos de computação ociosos disponíveis. Além disso, permite que os usuários configurem seus ambientes de execução de códigos e simulações computacionais com esses recursos. Toda a interação do usuário com a PESC é realizada por meio de uma interface web, garantindo autonomia tanto no processo de execução quanto no monitoramento das solicitações em andamento. Cada código de usuário é associado a uma solicitação de execução e empacotado em um container Docker, que é distribuído por um servidor para os computadores clientes. Além disso, o servidor monitora o status de cada execução para redistribuir a carga de trabalho e realizar realocações para outros computadores em caso de falha ou falta de comunicação. Devido ao uso de contêineres, programas criados em diferentes linguagens podem ser executados na plataforma PESC.
-Docentes e discentes também possuem acesso à rede Eduroam (education roaming). A mesma permite conexão sem fio à Internet localmente (UFRPE) e em milhares de pontos de acesso no Brasil e no mundo com a utilização de uma mesma credencial (login/senha). Desta forma, um usuário da UFRPE (docente, discente e técnico administrativo) pode, por exemplo, acessar a rede de outra universidade nacional/internacional, que disponibilize o serviço eduroam, com a credencial que ele possui em nossa instituição. A rede eduroam é um serviço federado provido pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) para as instituições participantes da CAFe (Comunidade Acadêmica Federada).


Biblioteca e Acervo
O acervo do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE (SIB-UFRPE) é constituído por cerca de 230.000 volumes, podendo ser consultado pelo Catálogo Online do Pergamum. Os materiais encontram-se organizados em coleções e catalogados com base na Classificação Decimal de Dewey (CDD). A biblioteca da UFRPE possui uma coleção de livros (98.272 exemplares) nas áreas de concentração: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia/Tecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Possui Coleção de periódicos Nacionais e Estrangeiros, com o Total: 51.674 títulos. Adicionalmente, a UFRPE permite o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, inclusive fora do âmbito da Instituição, a todos Docentes e Discentes e Técnicos da Universidade.
·   Bases de dados diversas que podem ser consultadas:
-    BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior, com maior visibilidade à produção científica nacional.
 

-BDTD UFRPE - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, reúne as publicações produzidas pelos Programas de Pós-Graduação da UFRPE (Mestrado e Doutorado). Encontramos disponíveis textos completos das obras em formato pdf para download.
-    Portal de Periódicos da UFRPE - Abriga as revistas científicas produzidas no âmbito da universidade, de modo a garantir maior visibilidade da produção científica. O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
A Minha Biblioteca é uma solução em Biblioteca Digital que oferece um catálogo multidisciplinar com as principais editoras acadêmicas brasileiras. Reconhecida pelo MEC como acervo de biblioteca, auxilia as instituições de ensino superior no reconhecimento e avaliação de cursos presenciais e EAD. A base foi assinada pela UFRPE durante o Período Letivo Excepcional com o objetivo de suprir a demanda dos alunos e docentes por livros das disciplinas dos cursos de Pós-Graduação, Graduação, Médio e Técnico da UFRPE.
Serviços - Normalização de Trabalhos Acadêmicos: Orientação na elaboração de relatórios, monografias, dissertações e teses de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A Comutação Bibliográfica (COMUT) é um serviço que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informações internacionais. Espaço para Pesquisas: o Setor de Periódicos da BC disponibiliza computadores com acesso à internet para pesquisas acadêmicas em base de dados e no Portal de Periódicos CAPES. O espaço se localiza no 1º andar da Biblioteca Central.
-    Treinamentos em Bases de Dados: A Biblioteca Central oferece aos seus usuários treinamentos em bases de dados, com foco no uso das bases assinadas pelo SIB-UFRPE, suas ferramentas e orientações para a pesquisa acadêmica.
Tomando-se a cidade do Recife como um todo, uma gama bem maior de material bibliográfico apropriado está disponível para consulta nas diversas bibliotecas existentes, principalmente na Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Universidade Católica e Instituto Joaquim Nabuco, cujo presidente é o Prof. José Fernando Freire da UFRPE. Somando as facilidades trazidas pela Internet, temos um quadro de acesso à informação bastante ampla. Coleção de 40.778 exemplares nas áreas de concentração: ciências exatas e da terra, ciências agrárias, ciências biológicas, engenharia/tecnologia,
 

linguísticas e letras. Coleção de periódicos: Nacionais-842 títulos; Estrangeiros-668 títulos. Total de 1.510 títulos (área de atuação: ciências agrárias).
Vale enfatizar que de conformidade com o acesso à Internet, o acesso às informações (principalmente consultas a periódicos) ficou enormemente facilitado pelo Portal da CAPES, através, inclusive para uso doméstico atrás da Rede Café, uma vez que a UFRPE permite acesso remoto ao referido Portal, bem como participa do Programa Pró-Multiplicar da CAPES. Em breve não fará sentido a nenhum programa colecionar informação em forma de papel que possa ser acessada de maneira mais rápida, econômica e eficiente pela via eletrônica. Em particular, acesso às revistas científicas, disponível para IFES Brasileiras, pode ser comparado com os das Universidades mais conceituadas (e mais ricas) do mundo. Resultados desta política revolucionária da CAPES, com popularização de informação cientifica, deve ser fortemente refletida nos avanços significativos da Ciência Brasileira no nível mundial, nas próximas décadas.
Nesse sentido hoje, visando à economia de recursos e evitando desperdício de papel, o PPGBEA encaminha apenas cópias eletrônicas dos trabalhos de conclusão à Biblioteca Central da UFRPE, norma que vale para todos os programas stricto sensu dessa casa. Além disso, são publicados em nosso site (www.ppgbea.ufrpe.br) todas as teses e dissertações defendidas que não estejam protegidas por patentes ou alguma outra forma de direito autoral. Isto é feito com anuência de autores e orientadores.