PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROGRAMA - PEP
Em sintonia com as atividades organizacionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o PPG em Biometria e Estatística Aplicada, junto às Pró-Reitorias de Pós-Graduação (PRPG) e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN), desenvolveu um plano estratégico como forma de consolidar e ampliar as atividades de pesquisa no quadriênio que se inicia; além de fortalecer institucionalmente os grupos de pesquisa associados as áreas de concentração do programa e promover sua integração a outros dentro da instituição. Do ponto de vista da eficiência na gestão do programa as medidas estruturantes consistem no acompanhamento anual das metas traçadas para o planejamento estratégico. Serão apresentados, portanto ao final de cada ano a evolução dos dados analisados pela coleta CAPES, com elaboração de um relatório anual de acompanhamento.
Iniciamos o planejamento estratégico formulando uma identidade organizacional com estabelecimento da Missão, Visão e Valores do PPG em Biometria e Estatística Aplicada alinhado com o planejamento estratégico da UFRPE, que pode ser acessado no link http://ww2.proplan.ufrpe.br/sites/ww2.proplan.ufrpe.br/files/PLANEJAMENTO%20ESTRAT%C3%89G ICO%20INSTITUCIONAL%20UFRPE%20out.20.pdf.
Missão: Formar pesquisadores para produzir e disseminar conhecimento de técnicas modernas estatísticas, com computação de alto desempenho, visando resolver problemas reais e complexos, sempre voltados para à sociedade.
Visão: Consolidar-se até 2028 como pós-graduação de excelência nível 6 da CAPES na formação de recursos humanos e produtos de relevância em biometria e estatística aplicada, considerando sempre os anseios da sociedade e do interesse público-privado, e com reconhecimento internacional.
Valores: Promoção de conhecimento no nível nacional e internacional, reconhecendo as habilidades individuais de cada pessoa; Exercício da interdisciplinaridade e diferentes modos de produção do conhecimento para inovação em tecnologias eruptivas; Compromisso com justiça social, sustentabilidade e qualidade de vida, e respeito à diversidade e à pluralidade de ideias.
1. MATRIZ SWOT
Para estabelecer os objetivos estratégicos do programa, foi realizado um diagnóstico organizacional, realizando-se a Análise Ambiental, por meio da construção de uma Matriz SWOT. Essa análise decorre da reflexão sobre o ambiente interno e externo à organização, em que as forças e fraquezas refletem as vantagens ou desvantagens das organizações em relação à sua condição de obter vantagem competitiva, bem como as oportunidades e ameaças, aspectos positivos ou negativos do que trazem potencial para alavancar ou comprometer a vantagem competitiva do PPGBEA. Abaixo, é apresentada a Matriz SWOT do PPGBEA, explicitando os elementos SWOT, (S)trengths – Forças, (W)eaknesses – Fraquezas, (O)pportunities – Oportunidades e (T)hreats – Ameaças.
1.1 - FORÇAS:
Corpo Docente - interdisciplinar, experiência internacional, percentual de bolsista de produtividade do CNPq, integração entre corpo docente, capacidade de colaboração com outras instituições e outros cursos da UFRPE, metodologia de ensino.
Corpo Discente – quantidade, comprometimento, acompanhamento e monitoramento de egressos, egressos em colaboração com o programa.
Curso - estrutura curricular adequada, linhas de pesquisa fortes e balanceadas, visão eclética, conectividade entre ciências exatas e fenomenológicas, técnicas avançadas computacionais bem como emergentes teóricas (na fronteira da ciência), matriz curricular atual.
Produtos – inserção regional, capacidade de empregabilidade dos egressos, produção científica consistente dentro da área, qualidade de teses e dissertações.
Infraestrutura – auditório, salas de aulas equipadas, estrutura administrativa, parque computacional robusto e de fácil acesso.
Gestão – serviços de secretaria, planejamento estratégico, gestão da coordenação, processo de autoavaliação.
1.2 FRAQUEZAS:
Qualificação do Corpo Docente – Parte do corpo docente jovem ainda não consolidado. Gestão – comunicação externa.
Extensão – atividades de extensão poco expressivas.
Internacionalização – número reduzido de aulas em outros idiomas, pequeno número de docentes estrangeiros, pequeno número de discentes no exterior.
1.3 - OPORTUNIDADES:
Ambiente Externo – demanda por produtos inovadores pode contribuir para o aporte de recursos, políticas, incentivos e desenvolvimento conjunto de processos de gestão e internacionalização de toda a UFRPE, acesso a novas tecnologias. Oportunidade de publicação em sistema Open Access a partir de convênios da CAPES com editoras estrangeiras.
1.4 - AMEAÇAS:
Ambiente externo – Limites orçamentários poderão limitar as ações da Pós-Graduação nacional. Pouco recurso da UFRPE para manutenção de infraestrutura.
1.5 - NEUTRO:
Corpo Docente – quantidade, comprometimento e disponibilidade.
Produtos – publicação discente em ascensão, número de pedido de registros de patentes em ascensão. Gestão – Regimento.
Internacionalização – parcerias internacionais (em progresso), publicação internacionais (em progresso), intercâmbio discente.
2. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E PLANO DE AÇÃO DO PPG EM BIOMETRIA E ESTATÍSTICA APLICACADA
Em seguida, utilizando-se desta análise ambiental e dos resultados obtidos a partir do processo de Autoavaliação, foram propostos objetivos estratégicos e planos de ação em 7 eixos: Infraestrutura, Proposta do Programa, Planejamento Estratégico e Gestão, Produção Científica e de Inovação, Corpo Docente, Corpo Discente e Egressos, e Internacionalização. Abaixo são descritos os objetivos e seus subitens, além dos planos de ação para se atingir cada um deles, com os respectivos prazos e indicadores.
2.1. INFRAESTRUTURA
2.1. Objetivo Estratégico – Melhorar a infraestrutura do Programa Subitens de Impacto Estratégico:
2.1.1. Aumentar capacidade de instalação
Plano de ação: buscar estratégias junto ao corpo docente, direção do DEINFO e a administração da UFRPE para melhorar a estrutura e capacidade elétrica do Departamento. Meta: conseguir financiamento federal ou estadual. Indicador: Verba disponível; Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.1.2. Aumentar Parque Computacional
Plano de ação: aumentar e modernizar a estrutura computacional do PPGBEA. Meta: submeter ao menos um projeto por edital; Indicador: Projeto submetido; Prazo julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.2. PROPOSTA DO PROGRAMA
2.2. Objetivo Estratégico - Consolidar o programa de pós-graduação em um nível de excelência e elevar seu padrão internacional na avaliação da CAPES
Subitens de Impacto Estratégico:
2.2.1. Revisar e atualizar linhas de pesquisa
Plano de Ação: Realizar debates sobre as demandas atuais da sociedade e novas tecnologias. Meta: Linhas atualizadas. Indicador: Reuniões realizadas. Prazo: dezembro de 2026.
2.2.2. Revisar e atualizar normas internas do programa
Plano de Ação: Realizar debates sobre as normas internas na busca por entraves ou melhorias nas normas atuais. Meta: Normas Atualizadas. Indicador: Reuniões realizadas. Prazo: dezembro de 2026.
2.2.3. Fortalecer grupos de pesquisa existentes.
Plano de Ação: Avaliar desempenho dos grupos atuais, discutir com docentes propostas para consolidação destes grupos e buscar ferramentas para fortalecê-los. Meta: Melhora organizacional e produção dos Grupos. Indicador: Produção por grupo de pesqusia. Prazo: dezembro de 2028.
2.2.4. Aumentar o número de patentes e processos como produto do PPGBEA
Plano de Ação: Fortalecer os grupos de pesquisa com potencial de inovação e incentivar este tipo de produção. Meta: Ter pelo menos um grupo de pesquisa por ano com este tipo de produção. Indicador: Produto de inovação. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.2.5. Elevar o número de projetos de pesquisa com financiamento com maior inserção social Plano de Ação: Apresentar projetos em editais que tenham como objetivo suprir as demandas atuais
da sociedade e envolver maior número de nossos egressos que atuam no interior do estado. Meta:
submeter ao menos um projeto por edital; Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.2.6. Elevar o número de projetos de extensão
Plano de Ação: Aplicar o recurso obtido pela PROEXT-PG). Realizar animação e melhorar a organização do grupo voltado a gestão deste tema. Utilizar satisfatoriamente o recurso disponível para ações de extensão. Meta 1: Formação da comissão de extensão do PPGBEA. Meta 2: Realização de atividades de extensão com o recurso disponível. Indicador: Comissão formada e eventos realizados. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.2.7. Elevar o número de alunos ingressos ao programa das outras áreas de conhecimento.
Plano de Ação: Promover maior visibilidade do programa em outras áres do conhecimento. Meta: Corpo discente composto por 30% de alunos formados em outras áreas. Inidicador: Número de alunos ingressos com formação em outras áreas de conhecimento. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO
2.3. Objetivo Estratégico - Aprimorar ferramentas de gestão e acompanhamento do PPGBEA Subitens de Impacto Estratégico:
2.3.1. Gerir o Processo de Autoavaliação
Plano de Ação: Gerir satisfatoriamente o processo de autoavaliação do PPGBEA e deixá-lo mais transparente. Meta: Realizar a autoavaliação do PPGBEA a cada ano e divulgar em plataforma online os seus resultados. Indicador: Processo de Autoavaliação realizado e divulgado. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.3.2. Gestão e Divulgação do Planejamento Estratégico
Plano de ação: Implementar procedimentos de acompanhamento do planejamento estratégico de maneira difgital e transparente. Meta: Criação de plataforma de gestão do PPGBEA. Indicador: plataforma criada. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.3.3. Gestão de Desenvolvimento Interno
Plano de ação: Participar de forma ativa e organizada em colaboração com os demais órgãos da UFRPE no desenvolvimento da Instituição. Meta: Manter e formar parcerias com os demais órgãos internos da UFRPE, tais como Instituto IPÊ, Secretaria de Tecnologias Digitais, ACI - Assessoria de Cooperação Internacional, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e os demais Programas de Pós-Graduação da UFRPE. Indicador: Parceria formada. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.4. PRODUÇÃO CIENTÍFICA
2.4. Objetivo Estratégico - Ampliar o impacto das pesquisas desenvolvidas no programa Subitens de Impacto Estratégico:
2.4.1. Avaliar a produção do PPGBEA de acordo com as novas regras da CAPES para a classificação dos artigos.
Plano de ação: Avaliar a produção 2021-2024 do PPGBEA de acordo com a nova regra para se ter uma idéia do impacto da mudança no Programa. Meta: Avaliação de toda a produção 2021-2024. Indicador: Percentual de produção avaliada. Prazo: Julho de 2025 a dezembro de 2025.
2.4.2. Aumentar o Impacto da Produção Docente
Plano de ação: Ampliar a produção docente em revistas de maior impacto dentro da área e em sistema Open Access. Meta: Aumentar em 20% o valor do JCR médio das publicações do programa ou o valor do Fator H médio dos docentes. Indicador: Percentual de aumento do JCR, valor do fator H. Prazo: Julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.4.3. Aumentar o Impacto da Produção Discente
Plano de ação: Ampliar a produção discente em revistas de maior impacto dentro da área e em sistema Open Access. Meta: Aumentar em 20% o valor do JCR médio das publicações do programa com discente. Indicador: Percentual de aumento do JCR. Prazo: Julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.4.4. Aumentar percentual da Produção Docente com Discentes
Plano de ação: Promover a produção científica de docentes com discentes do programa. Meta: 100% do corpo docente com publicação com discente. Indicador: Percentual de artigos docentes com discentes. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.5. CORPO DOCENTE
2.5. Objetivo Estratégico – Fortalecimento do Corpo Docente Subitens de Impacto Estratégico:
2.5.1. Ampliar a participação dos docentes com a gestão do programa
Plano de Ação: Maior distribuição de atividades, comissões com os docentes do programa. Meta: 90% do corpo docente participando de comissões para gestão e desenvolvimento do PPGBEA. Indicador: Percentual do corpo docente com atividades de gestão do PPGBEA. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.5.2. Ampliar o número de professores com pós-doutoramento no exterior
Plano de Ação: Estimular e apoiar o corpo docente na elaboração e submissão de projetos de pós- doutorado no exterior, principalmente os mais jovens. Meta: 70% do corpo docente com pós- doutorado no exterior. Indicador: Percentual de corpo docente com pós-doutorado no exterior. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.5.3. Ampliar a participação dos docentes em programas de mobilidade internacional
Plano de ação: Divulgar, estimular e apoiar a participação do corpo docente em editais com financiamento de mobilidade docente e discente para o exterior. Meta: Pelo menos um projeto submetido por edital. Indicador: Número de projetos submetidos. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.6. CORPO DISCENTE
2.6. Objetivo Estratégico – Fortalecer a participação discente Subitens de Impacto Estratégico:
2.6.1. Aumentar a participação discente na gestão do programa
Plano de Ação: Aumentar o númerode atividades da comissão discente para divulgação e gestão do programa. Meta: Participação ativa de alunos no CCD e divulgação das atividades do programa pela comissão. Indicador: Frequência do discente no CCD e divulgação das atividades. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.6.2. Revisar e atualizar regras do processo seletivo
Plano de Ação: Promover o rodízio na comissão de seleção e o debate em CCD sobre os processos seletivos adotados a cada ano para se adequar a possíveis mudanças na sociedade e tecnologias. Meta: Atualizar o processo seletivo. Indicador: Formação da comissão de seleção e número de reuniões. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.6.3. Ampliar a participação dos discente em atividades de mobilidade internacional
Plano de ação: Divulgar, estimular e apoiar a participação do corpo discente em editais de doutorado sanduiche no exterior, missões de curta duração e eventos internacionais. Meta: Pelo menos um discente no exterior por ano. Indicador: Número de discentes no exterior. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.6.4. Buscar formas alternativas para financiamento de bolsas de estudo
Plano de ação: Buscar na iniciativa privada ou outros editais de financiamento maneiras alternativas para o financiamento de bolsas de mestrado e doutorado. Meta: Pelo menos duas novas cotas de bolsa por ano. Indicador: cotas de bolsa conseguidas. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.7. INTERNACIONALIZAÇÃO
2.7. Objetivo Estratégico - Ampliar o impacto do programa no âmbito internacional Subitens de Impacto Estratégico:
2.7.1. Fortalecer parcerias internacionais
Plano de ação: Estimular os docentes para participação em editais voltados a mobilidade internacional para irem ao exterior e receberem docentes e pesquisadores estrangeiros. Meta: Visita de pelo menos um pesquisador estrangeiro ao PPGBEA por ano e visita de um docente do PPGBEA no exterior por ano. Indicador: Número de pesquisadores visitantes no quadriênio e número de docentes do PPGBEA no exterior por ano. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.7.2. Fortalecer o intercâmbio e interação entre discente brasileiros e estrangeiros
Plano de ação: Estimular a participação dos discentes brasileiros nos editais de mobilidade internacional e participar de editais de órgãos como OEA para atração de alunos estrangeiros, considerando a disponibilidade de bolsas. Meta: dois alunos brasileiros no exterior no quadriênio, 4 alunos estrangeiros no programa no quadriênio. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.7.3. Ampliar a disponibilidade de disciplinas em línguas estrangeiras
Plano de ação: Promover disciplinas em lingua inglesa. Meta: uma disciplina em língua estrangeira ministrada no quadriênio. Indicador: Número de disciplinas em língua estrangeira ministrada. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.
2.7.4. Estimular a solicitação de bolsa e auxílio em instituições internacionais
Plano de ação: Incrementar e aumentar os pedidos a instituições no exterior para custear os estudos dos discente no exterior. Meta: Pelo menos um pedido realizado no quadriênio. Indicador: Número de pedidos realizados. Prazo: julho de 2025 a dezembro de 2028.