Ao longo de duas décadas de atuação do PPGBEA desde o reconhecimento pela CAPES, o programa vem atuando sistematicamente na direção de internacionalização, em particular a partir de aprovação de doutorado pela CAPES em 2009. Estes esforços resultaram em várias visitas dos pesquisadores estrangeiros de diversos países ao longo de anos, visitas para o exterior dos nossos docentes, e o mais importante, uma ativa troca de ambos os lados de alunos de mestrado, de doutorado e pós-docs, bem como atração de alunos de exterior para se formar no nosso programa.
Mantivemos colaboração com professores de diversos países, como nos EUA (professor Eugene Stanley da Boston University, Vijay Singh de Texas A&M, Chris Thaxton de Appalachian State University, Peter Veerman de Portland State University e Harvard University ), Itália (Luciano Telesca de National Research Council, Institute of Methodologies for Environmental Analysis), Argentina (Claudio Delrieux e Felix Thomsen da Universidad Nacional del Sur), Bélgica (Milorad Milosevic da University of Antwerpen), Servia (Dragutin Mihailovic e Ilija Arsenic da Universidade de Novi Sad, Milan Merkle, Vladimir Djurdjevi e Ivana Toši da Universidade de Belgrado), França (David Nerini, Laure Peckerie, Jean-Christoph Poggiale e Cristèle Chevalier).
 

Assim sendo, a internacionalização do curso tem sido vista como um dos principais objetivos ao longo prazo, em plena sintonia com os critérios da CAPES para se atingir os níveis de excelência e está de acordo com as políticas institucionais da UFRPE. Neste último quadriênio, foram colocadas em prática 3 estratégias fundamentais, que trouxeram a consolidação desse objetivo: 1) estabelecimento de colaborações internacionais sólidas, que permitam a interação mútua de discentes e docentes; 2) atração de candidatos para mestrado e doutorado de outros países; e 3) defesas de dissertações e teses realizadas em inglês, com participações de pesquisadores estrangeiros. As parcerias com os pesquisadores no exterior representam uma grande oportunidade para que nossos discentes realizem doutorado sanduíche, o que de maneira crescente vem ocorrendo nos últimos anos em nosso programa.

Análise Quantitativa entre os anos 2017-2024:

1)    OBJETIVO ESTRATÉGICO: ESTABELECIMENTO DE COLABORAÇÕES INTERNACIONAIS SÓLIDAS, QUE PERMITAM A INTERAÇÃO MÚTUA DE DISCENTES E DOCENTES:

Abaixo são apresentadas as principais institituições com as quais o PPGBEA apresenta colaboração estabelecida, destacando-se os principais pesquisadores envolvidos.

-   Universidade Nacional del Sur (Argentina):
Uma das mais antigas colaborações do PPGBEA, iniciada em 01 de agosto de 2012 e permenece até o presente. A cooperação se dá, principalmente entre o Departamento de Ingeniería Eléctrica y de Computadoras da Universidad Nacional del Sur, junto ao professor Dr. Claudio Delrieux. Além de produções de artigos científicos com autoria de membros dos dois grupos, esta cooperação atuou ativiamente na mobilidade de docentes e discentes de ambos os lados durante todos estes anos.

As atividades realizadas englobaram, além de atividades de pesquisa, diversas palestras, cursos e discussões com professores e alunos de pós-graduação de vários departamentos da Universidad Nacional del Sur, no caso das missões na Argentina, e da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no caso das missões no Brasil. Os discentes envolvidos realizaram cursos relacionados a programação e processamento de imagens, os quais foram fundamentais nas suas formações profissionais e desenvolvimento de teses. Avanços significativos foram atingidos em diversos assuntos concretos de pesquisa. Em particular:
i)    foi desenvolvida biblioteca para GPGPU (computação de alto desempenho), para caracterização das imagens 3D CT x-ray através de “percolating cluster” de baixa densidade, utilizada em teses de doutorado que analisavam porosidade do solo e otólitos de peixes;
ii)    foi desenvolvido algoritmo para aquisição de dados de tremor pelo dispositivo LeapMotion (e sua visualização), para posterior analise multifractal;
iii)    foi efetuada analise de espectro multifractal e de lacunaridade das imagens obtidas pela microscopia eletrônica de osseointegração;
iv)    desenvolvimento de algoritmos para calculo de dimensão fractal local, para imagens medicas com
 

escala cinza, dentro da tese de doutorado de Felix Thomsen, do Departamento de Engenharia Elétrica e Computacional, da UNS, membro do grupo Argentino neste Projeto;
v)    desenvolvimento de algoritmos para organização de dados e análise fractal de NDVI e cobertura de solo em Pernambuco, Brasil, e em outras localidades de interesse na America Latina;
vi)    Elaboração e publicação de artigos científicos em periódicos internacionais de alto impacto.
Esta colaboração cientifica entre os grupos de pesquisa Brasileiro e Argentino, promovida pelo Projeto CAPES/MINCYT, foi ampliada em escopo e intensidade de atividades, atravez do projeto aprovado em 2016 pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) como apoio à internacionalização, pelos pesquisadores Borko Stosic, Paulo José Duarte Neto, Tatijana Stosic, Tiago Alessandro Espínola Ferreira e Moacyr Cunha Filho pelo lado da UFRPE e Cláudio Delrieux, Félix Thomsen e Marina Paola Cipolleti (UNS). Pelo convite de Prof. Claudio Delrieux, Professores Borko e Tatijana Stosic efetuaram visita científica no período 25/02 até 15/03/2017, onde professor Borko Stosic ministrou minicurso "GPGPU computing for image processing and graphic applications", e professora Tatijana Stosic ministrou minicurso "Fractal and multifractal time series analysis". Professora Tatijana Stosic tambem participou na banca de defesa de tese de doutorado de Felix Sebastian Leo Thomsen, intitulada "Robust microstructural parameters for in vivo 3D computed tomography and difusion tensor imaging". Entre os anos de 2018 e 2019 recebemos a visita do Professor Cláudio Delrieux e a UNS recebeu nossos docentes Borko Stosic, Tatijana Stosic e Moacyr Cunha Filho. Durante o quadriênio vigente, foram enviados dois discentes para a UNS, sendo eles o doutorando Jonas Eloi de Vasconcelos Filho, hoje PNPD na Universidade Federal de Pernambuco, departamento de oceanografia e a doutoranda Glauce da Silva Guerra, atualmente professora na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Em 2024, o Prof. Claudio conseguiu aprovação em concurso da UFRPE para professor visitante (https://sigs.ufrpe.br/sigrh/public/concursos/lista_concursos.jsf) e estará junto ao nosso grupo por dois anos a partir de 2025, contribuindo para a elevação da qualidade de nossas pesquisas e na formação direta de nossos discentes.

-Harvard University (EUA):
Parceria iniciada a partir do pós-doutorado realizado pelo Prof. Dr. Tiago Ferreira de 01 de dezembro de 2019 até 10 de dezembro de 2020, no Institute for Applied Computational (IACS) - Science SEAS (School of Engineering and Applied Sciences), Harvard University. Seu supervisor foi o Prof. Pavlos Protopapas. Foram realizadas pesquisas voltadas ao desenvolvimento de modelos matemáticos computacionais baseados em aprendizado de máquina para a resolução de sistemas de equações diferenciais, com particular interesse em processos astro-físicos de ondas gravitacionais. Prof. Tiago mantém atualmente esta colaboração, com o compromisso de receber membros do Instituto na UFRPE e de enviar docentes e discentes para realizarem atividades no IACS. Vale ressaltar que o Prof. Tiago está cadastrado no U.S. Department of State, onde poderá realizar pedido de financiamento diretamente ao governo/orgãos americanos. No quadriênio 2021-2024 foram publicados dois artigos com o Prof. Dr. Protopapas, um na revista EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS (JCR – 2023 = 7.5) e um pre-print:
SANTOS, G. R. ; SANTOS, A. P. ; PROTOPAPAS, P. ; Ferreira, Tiago A. E. . Gravitational wave signal
 

recognition and ring-down time estimation via Artificial Neural Networks. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS, v. 207, p. 117931, 2022. Qualis (ISSN: 0957-4174)2020: A1
Ferreira, Tiago A. E.; MATTHEAKIS, M. ; PROTOPAPAS, P. . A New Artificial Neuron Proposal with Trainable Simultaneous Local and Global Activation Function. arXiv.org, Cornell University, 2021 (Preprint - Research article - arXiv:2101.06100).

-    Colaboração científica com Christophe Chesneau (CNRS – França):
Vários docentes do programa (Tiago Ferreira, Wilson Rosas de Oliveira) e egressos (Cícero Carlos Ramos de Brito e Luciano Souza) tem colaborado com o Professor e Pesquisador Christophe Chesneau, apresentando significativa produção em conjunto.
SOUZA, L. ; OLIVEIRA, W. R. ; BRITO, C. C. R. ; CHESNEAU, C. ; FERNANDES, R. L. ; Ferreira, Tiago
A. E. . Sec-G Class of Distributions: Properties and Applications. Symmetry-Basel, v. 14, p. 299, 2022. Citações:18|19 Qualis (ISSN: 2073-8994) A4
SOUZA, L. ; OLIVEIRA, W. R. ; BRITO, C. C. R. ; CHESNEAU, C. ; FERNANDES, R. L. ; Ferreira, Tiago
A. E. . Tan-G class of trigonometric distributions and its applications. Cubo (Temuco), v. 23, p. 1-20, 2021. Citações:18|25 Qualis (ISSN: 0719-0646).
SOUZA, L. ; OLIVEIRA, W. R. ; BRITO, C. C. R. ; CHESNEAU, C. ; Ferreira, Tiago A. E. ; SOARES, L. .
On the Sin-G class of distributions: theory, model and application. Journal of Mathematical Modeling, v. 7,
p. 357-379, 2019. Citações:50 Qualis (ISSN: 2345-394X)
SOUZA, L. ; OLIVEIRA, W. R. ; BRITO, C. C. R. ; CHESNEAU, C. ; FERREIRA, T. A. E. ; SOARES, L. .
General properties for the Cos-G Class of Distributions with Applications. Eurasian Bulletin of Mathematics,
v. 2, p. 63-79, 2019. Qualis (ISSN: 2687--563-).

-    Acordo bilateral de contribuição acadêmica IIASA (Austria) - UFRPE:
O International Institute for Applied Systems Analysis IIASA é um dos grandes centros de pesquisa da Europa e reflete o que há de mais relevante nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade, análise de sistemas complexos, sendo fruto da cooperação de países por todo globo. A cooperação com IIASA foi iniciada pelo Prof. Claudio Cristino durante seu pós-doutorado, que foi concluído no primeiro semestre de 2018 a partir do Programa IIASA/CAPES. O Prof. Claudio realizou pelo PrInt uma missão de curta duração e intermediou acordo bilateral de contribuição acadêmica e científica entre IIASA e UFRPE em 01/09/2019. Durante o quadriênio, foram reazalizdas reuniões entre o Prof. Claudio e membros do instituto em novembro de 2022 e abril de 2023, com a participação de Brian Fath, YSSP Scientific Coordinator - Capacity Development and Academic Training Unit, e Elena Rovenskaya - Program Director and Principal Research Scholar, Advancing Systems Analysis Program. Ambas foram sobre bolsas para a Young Scientist Summer Program (YSSP ) e possíveis orientações. O Prof. Claudio, submeteu ao PRINT/CAPES em 2023 uma proposta de Missão Técnica no Exterior (MTE) para tratar destes assuntos e aprofundar os temas de pesquisa a serem abordados nestas orientações mútuas, mas não foi contemplado. No entanto, existe um projeto em foco onde estão sendo planejadas capacitações, visitas de pesquisadores da UFRPE no IIASA e dos pesquisadores de lá na UFRPE para o próximo quadriênio. Como o acordo assinado, o IIASA objetiva que a UFRPE se torne referência local para parcerias de pesquisas.
 


-Texas A&M University (EUA):
A parceria com o Prof. Dr. Vijay Singh é também um das mais antigas do PPGBEA. Foi inicada em julho de 2012 por convite dos Professores Borko Stosic. Tatiajana Stosic e Ramon Cantalice havendo colaborações em pesquisa e orientações de discente do PPGBEA até o presente. Apesar da aposentaforia do Prof. Singh, outros membros do Department of Biological and Agricultural Engineering, and Zachry Department of Civil Engineering estão também colaborando com pesquisas desenvolvidas pelo nosso docente permanente Dr. Ramon Cantalice. Ele realizou seu pós-doutorado neste departamento entre março de 2023 e fevereiro de 2024. As pesquisas realizadas contemplam as seguintes áreas: hidrodinâmica do escoamento de bacias hidrográficas; erosão e transporte de sedimentos em bacias hidrográficas de terras altas; modelagem da qualidade da água de fontes pontuais e difusas; previsão de fluxo; precipitação areal; impactos hidrológicos das mudanças climáticas; modelagem de bacias hidrográficas; e gestão de ecossistemas.
No quadriênio 2021-2024, foram produzidos os seguintes artigos com o Prof. Vijay Singh:
ALMEIDA, F. F. F. A. ; CANTALICE, J. R. B. ; ALMEIDA, D. T. R. G. F. ; SOUZA, W. M. ; SINGH, V. P. .
Trend analysis in rainfall time series in some Brazilian semiarid cities. JOURNAL OF HYPERSPECTRAL REMOTE SENSING, v. 11, p. 113-124, 2021. Qualis (ISSN: 2237-2202) B2
FARIAS S. MORAES, JULIANA ; RAMON B. CANTALICE, JOSE ; SINGH, VIJAY P. ; PISCOYA, VICTOR
C. ; Cunha Filho, Moacyr ; M. S. GUERRA, SERGIO ; LOURENCO RIBEIRO ALMEIDA, PABLO . Lateral
sediment connectivity by curve number and a proposed approach to soil erodibility at the watershed scale. CATENA, v. 234, p. 107611-13, 2024. Citações:1|1 Qualis (ISSN: 0341-8162)2020: A1

-    Aix-Marseille Université (França):
Parceria iniciada a partir do pós-doutorado realizado pelo Prof. Dr. Paulo José Duarte Neto de 01 de setembro de 2019 até 31 de agosto de 2020 no Institut Méditerranéen d'Océanologie (MIO), na Aix- Marseille Université (Marseille, France), a partir da modalidade PVnE – júnior do PrInt. Seu supervisor foi o Prof. Dr. David Nerini, mas contou com a parceria dos pesquisadores Dr. Frédéric Menard, Dr. Aurnaud Betrand e Dr. Jean-Christophe Poggiale. Esta parceria resultou na participação do Docente Paulo Duarte em 3 projetos de pesquisa que contam com a participação dos pesquisadores do MIO. 1) Reconnaissance Automatisée du Plancton pour identifier Transitions et Shifts Ecologiques en Méditerranée, financiado pelo l'Institut ITEM : Institut Méditerranéen pour la Transition Environnementale, conta com vários pesquisadores do MIO e de outros OSU PYTHEAS labs (RAPP Group). 2) BIOenergetic Modeling Approach for Sargassum dynamics – BIOMAS, projeto coordenado pelo Pesquisador Léo Berline, do MIO, e conta com uma grande equipe de pesquisadores Franceses, Brasileiros e Mexicanos. O projeto é financiado pela FACEPE e pela ANR. O Prof. Paulo Duarte é lider de um dos grupo de trabalho do projeto. Estão ligados a este projeto um discente de graduação, Felipe Romero Pacheco Segundo, com bolsa PIBIC (CNPq/UFRPE), e a alunda de doutorado do PPGBEA Caren Beatriz dos Santos Felix da Silva. 3) SargAlert : Integrative Approach for an Operational Forecast of Sargassum Strandings, projeto coordenado pela Dra. Audrey Minghelli da Universidade de Toulon, mas a principal interação é com a Dra. Cristèle Chevalier, do MIO, a qual é lider de um dos grupos de trabalho que o Prof. Paulo Duarte faz parte. A este
 

projeto, está vinculado um discente do PPGBEA, Francisco Gustavo da Silva, que finalizou seu mestrado com pesquisa ligada ao projeto e agora está dando contuinuidade a esta pesquisa em seu doutorado.

-    Institut Universitaire Europeen de la mer (França)
A principal parceira deste instituto é a pesquisadora Dra. Laure Pecquerie, que divide a liderança do Grupo de Trabalho do projeto BIOMAS com o Prof. Paulo Duarte do PPGBEA. Paulo Duarte realizou missão de trabalho pelo PRINT/CAPES em dezembro de 2023, durante a qual foram definidas potenciais parcerias entre os grupos, a orientação conjunta de um aluno de doutorado do Instituto (Paulo Duarte fez parte do comitê de tese deste aluno), e pontos fundamentais do projeto BIOMAS.

-    University of Edinburgh (Escócia)
Durante o estágio pós-doutoral em 2017 do Prof. Rafael Leite foram realizadas atividades relacionadas a análise de dados educacionais (Learning Analytics). A partir daí, surgiu uma parceria entre o Prof. Rafael e o Prof. Dragan Gasevic, que tem sido bastante produtiva em termos de escrita de artigos e projetos em conjunto. Em 2019, O Prof. Rafael Ferreira realizou reuniões com a Universidade de Edimburgo com financiamento do Programa CAPES-PrInt para a concretização da parceria. Esta missão fortaleceu o vínculo do docente com os pesquisadores estrangeiros envolvidos. Esta parceria resultou na seguintes publicações de artigo no quadriênio 2021-2024.
Ferreira, Rafael; FREITAS, ELYDA ; CABRAL, LUCIANO ; DAWN, FILIPE ; RODRIGUES, LUIZ ;
RAKOVIC, MLADEN ; RANIEL, JACKSON ; GASEVIC, DRAGAN . Words of Wisdom: A Journey through the Realm of NLP for Learning Analytics - A Systematic Literature Review. Journal Of Learning Analytics, v. 2024, p. 1-24, 2024.
ANDRE, MAVERICK ; Ferreira Mello, Rafael ; NASCIMENTO, ANDRE ; DUEIRE LINS, RAFAEL ;
GASEVIC, DRAGAN . Toward Automatic Classification of Online Discussion Messages for Social Presence. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 1, p. 1-1, 2022. Citações:8|10 Qualis (ISSN: 1939-1382)2020: A1
NETO, VALTER ; ROLIM, VITOR ; CAVALCANTI, ANDERSON PINHEIRO ; DUEIRE LINS, RAFAEL ;
GASEVIC, DRAGAN ; FERREIRAMELLO, RAFAEL . Automatic Content Analysis of Online Discussions for Cognitive Presence: A Study of the Generalizability across Educational Contexts. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 1, p. 1-1, 2021. Citações:20|24 Qualis (ISSN: 1939-1382)2020: A1

-Inter-institutional1 agreement: Transilvania University of Brasov -UFRPE (Romênia)
Convenio estabelecido entre as Universidades da Transsilvania e a UFRPE com validade até 2027 focado, principalmente, na mobilidade de pesquisadores e alunos. Neste quadriênio, foram realizadas duas visitas a Universidade da Transilvânia pelos docentes Dr. Moacyr Cunha e pelo Dr, Lucian Bejan. O Prof. Moacyr mintrou o minicurso “A utilização do SPSS na aplicabilidade da Economia e Administração” em janeiro de 2023 e o Prof. Bejan participou do International Week: Integrating Digital Technologies and Online Learning in Higher Education and Erasmus+ mobilities, entre 24 a 28 de abril de 2023.

-    University of Belgrade (República da Sérvia):
 

Importante e recente colaboração científica iniciada a partir junho de 2023 com a visita científica realizada pelo docentes permamentes do programa, Prof. Borko Stosic e Profa. Tatijana Stosic ao Instituto de meteorologia, Faculdade de física, Universidade de Belgrado, Republica Servia, entre11 de junho e 06 de outubro de 2023. Foram recebidos pelos Prof. Vladimir Djurdjevic e Profa. Ivana Tosic, os quais são pesquisadores de renome internacional, e dois dos principais pesquisadores do Instituto. As pesquisas realizadas pelos dois grupos são focadas na explicação de fenômenos climáticos a partir de modelagem computacional, técnicas emergentes da física estatística e geoestatística. Em 2024, com financiamento Print/CAPES, Prof. Borko e Prof. Tatijana passaram 6 meses (maio a outubro de 2024) como professores visitantes no Instituto. Também pelo Print, Prof. Antônio Samuel fez uma visita científica ao mesmo Instituto, com o objetivo de ampliar a colaboração em pesquisa entre nosso PPG e os pesquisadores do Instituto de Metereologia. Está sendo uma colaboração internacional bastante produtiva (ver artigos abaixo). Projeta-se para 2025, a visita destes pesquisadores em nosso PPG.
STOSIC, Tatijana ; TO?I', MILICA ; LAZI', IRIDA ; DA SILVA ARAÚJO, LIDIANE ; DA SILVA, ANTONIO SAMUEL ALVES ; PUTNIKOVI', SUZANA ; DJURDJEVI', VLADIMIR ; TO?I', IVANA ; Stosic, Borko .
Changes in rainfall seasonality in Serbia from 1961 to 2020. THEORETICAL AND APPLIED CLIMATOLOGY, v. 155, p. 1, 2024. Citações:2|2 Qualis (ISSN: 0177-798X)2020: A3
DJURDJEVI', VLADIMIR ; Stosic, Borko ; TO?I', MILICA ; LAZI', IRIDA ; PUTNIKOVI', SUZANA ; STOSIC,
Tatijana ; TO?I', IVANA . Analysis of recent trends and spatiotemporal changes of droughts over Serbia using high-resolution gridded data. ATMOSPHERIC RESEARCH, v. 304, p. 107376, 2024. Citações:7|4 Qualis (ISSN: 0169-8095)2020: A1
Stosic, Borko; DJURDJEVI', VLADIMIR ; TO?I', MILICA ; LAZI', IRIDA ; TO?I', IVANA ; STOSIC, Tatijana .
Generalized weighted permutation entropy analysis of index in Serbia as a proxy of corn production. INTERNATIONAL JOURNAL OF CLIMATOLOGY, v. 44, p. 1-15, 2024. Citações:1 Qualis (ISSN: 0899-
8418)2020: A1
STOSIC, Tatijana ; TO?I', IVANA ; LAZI', IRIDA ; TO?I', MILICA ; FILIPOVI', LAZAR ; DJURDJEVI',
VLADIMIR ; Stosic, Borko . Multifractal Analysis of Standardized Precipitation Evapotranspiration Index in Serbia in the Context of Climate Change. Sustainability, v. 16, p. 9857, 2024. Citações:2 Qualis (ISSN: 2071-1050)2020: A2
STOSIC, Tatijana ; Stosic, Borko ; TO?I', MILICA ; LAZI', IRIDA ; DJURDJEVI', VLADIMIR ; TO?I', IVANA .
Climate Change Effects through MFDFA Study of Temperature in Serbia. Atmosphere, v. 14, p. 1532, 2023. Citações:4|4 Qualis (ISSN: 2073-4433)2020: A4

-    University of Novi Sad (República da Sérvia):
Entre 29 de junho e 30 de setembro de 2022, os Professores Borko Stosic e Tatijana Stosic realizaram visita científica a Faculade de Agricultura da Universidade de Novi Sad, Republica Servia para consolidar colaboração cientifica com o Prof. . Ilija Arsenic, o qual apresentam desde de 2017 interação científica bastante forte. Neste quadriênio, foi publicado o seguinte artigo:

da Silva, A. S. A., Stosic, T., Arseni, I., Menezes, R. S. C., & Stosic, B. (2023). Multifractal analysis of standardized precipitation index in Northeast Brazil. Chaos, Solitons & Fractals, 172, 113600.
 


-    Institute of Nuclear sciences Vinca, Belgrade:
Entre 15 de agosto e 18 de outubro de 2021, os Professores Borko Stosic e Tatijana Stosic realizaram visita científica a Instituto de Ciencas Nucleares “Vinca”, Belgrado, Republica Servia para consolidar colaboração cientifica com o Dr. Slobodan Maletic e Dr. Miroslav Andjelkovic, em nova area em analise de dados: Analise topologica de dados.

Andjelkovi, M., Maleti, S., Stosic, T., & Stosic, B. (2024). Rainfall dynamics in an ecologically vulnerable area using applied algebraic topology methods. Chaos, Solitons & Fractals, 182, 114782.


-Applied Mathematics, CEIGRAM, Universidad Politécnica de Madrid:
O processo de colaboração entre PPGBEA e o Management of Agricultural and Environmental Risks (CEIGRAM), coordenado pela Prof. Ana Tarquis, teve um papel muito importante no último quadriênio e apresenta potencial de ser uma colaboração bastante produtiva para o nosso programa. Em 2023, Profa. Tarquis participou da pesquisa (ver artigo abaixo) e da banca de defesa de tese do egresso Domingos Aguiar. Já em 2024, Profa. Ana Tarquis realizou uma visita a nossa Instuição com recurso Print/CAPES, participando de dois eventos: o Workshop Quantitative Methods in Agrarian Environmental Sciences (Evento realizado em nosso PPG completamente em inglês) e do Encontro CAPES-PRINT UFRPE, evento de encerramento do programa CAPES-PRINT. Planeja-se a continuidade desta cooperação com a orientação conjunta de discentes do PPGBEA e missões de pesquisa de ambos os lados.
AGUIAR, DOMINGOS ; MENEZES, RÔMULO SIMÕES CEZAR ; ANTONINO, ANTONIO CELSO
DANTAS ; STOSIC, Tatijana ; TARQUIS, ANA M. ; STOSIC, Borko . Quantifying Soil Complexity Using Fisher Shannon Method on 3D X-ray Computed Tomography Scans. Entropy, v. 25, p. 1465, 2023. Qualis (ISSN: 1099-4300)2020: A2

Outras Colaborações e atividades de Internacionalização:

-Em relação à colaboração com a Appalachian State University (Carolina do Norte, EUA) onde professores Borko Stosic e Tatijana Stosic foram visitantes financiados pelos Estados Unidos, com o objetivo de formar novas colaborações internacionais e atrair alunos desta instituição americana para doutorado regular ou sanduíche em nosso Programa, tivemos em 2017 a publicação do artigo “Thaxton,C.S.; Anderson, W.P.; Gu, C.; Stosic, B.; Stosic, T. Detrended fluctuation analysis and entropy- complexity causality analysis of temperatures in an urbanized mountain stream. Stochastic environmental research and risk assessment, v. 1, p. 1-16, 2017”.

-Com o Centro Nacional De Sanidad Agropecuária (CUBA), colaboração científica e acadêmica foi realizada através do projeto "Modelagem estatística aplicada à avaliação do impacto sanitário e econômico de programas de prevenção e controle na produção animal”. Esse projeto foi aprovado pela CAPES, Edital 046/2013, tendo sido renovado no ano de 2016, e finalizado em 31/12/2018. Esse projeto permitiu um
 

grande intercâmbio de discentes e pesquisadores ao longo do quadriênio anterior e do atual. Está rendendo publicações relacionadas ao nosso egresso Edyniesky Ferrer Miranda, que tem nacionalidade Cubana. Tivemosa visita do Dr. Pastor Alfonso Zamora em dezembro de 2017, bem como no mesmo mês o Docente Kléber Régis Santoro esteve em visita no Censa Cubano. No ano de 2018, A Dra. Maria Írian Percedo Abreu esteve em nosso Programa, em missão de trabalho pelo mesmo projeto, além de termos recebido um discente de doutorado sanduíche, Yosdany Centelles Garcia, no período de agosto a dezembro de 2018. O professor Kléber Régis Santoro também realizou uma missão de trabalho entre 03 e 14 de dezembro, ofertando um minicurso de Geoestatística com carga horária de 25h.

-    Colaboração com Institut de Recherche pour le Développement (IRD-França)
Dr. Arnaud Betrand tem colaborado efetivamente em uma rede de associação que envolve o Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística (UFRPE), O Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura (UFRPE) e o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (UFPE) para elaboração e submissão de projeto de cooperação FACEPE/ANR. Diversas atividades de pesquisas estão em curso entre estes pesquisadores inclusive com publicações relacionadas. No PPGBEA, especificamente o Dr. Arnaud Bertrand foi coorientador do discente Carlos Henrique Santos Silva e Josafá Reis Jr., titulados no mestrado no ano de 2019 e no doutorado no ano de 2023, respectivamente.
Atualmente, os Docentes Paulo José Duarte Neto, Tatijana Stosic e Borko Stosic, além de diversos discentes do programa, são membros do IJL TAPIOCA : Tropical Atlantic Interdisciplinary laboratory on physical, biogeochemical, ecological and human dynamics. Um laboratório multidisciplinar, composto por alunos e pesquisadores do IRD, UFRPE e UFPE, e dediversas outras instituições brasileiras e francesas, que ambiciona um papel estruturante para a criação de um Centro Regional de Excelência em Ciências Marinhas para o Atlântico Tropical em Recife. O TAPIOCA realiza duas reuniões anuais de maneira hibrida, nas quais os doversos pesquisadores e discentes tem a oportunidade de apresentar seus resultados de pesquisa e realizar interações acadêmicas. Todas as apresentações são realizadas em inglês, oferecendo uma ótima oportunidade aos estudantes praticarem a lingua.

-    Universidade Estatal de São Petesburgo realização de doutorado sanduíche pelo doutorando Henrique Pinto dos Santos Zaidan (6 meses).

-Doutorado sanduiche (PDSE-CAPES) de um ano da egressa Edneide Ramalho na Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha).
RAMALHO, EDNEIDE ; ALBUQUERQUE, JONES ; CRISTINO, CLÁUDIO ; LORENA, VIRGINIA ; GÓMEZ
I PRAT, JORDI ; PRATS, CLARA ; LÓPEZ, DANIEL . Congenital and Blood Transfusion Transmission of Chagas Disease: A Framework Using Mathematical Modeling. COMPLEXITY, v. 2018, p. 1-10, 2018.


2)    OBJETIVO ESTRATÉGICO: ATRAÇÃO DE CANDIDATOS PARA MESTRADO E DOUTORADO DE OUTROS PAÍSES:
 

Em particular, durante o quadriênio 2021-2024, tínhamos quatro alunos estrangeiros, DANIEL LEONARDO RAMIREZ OROZCO (Colômbia), CAMILO OCAMPO MARULANDA (Colômbia), JOSE PORTEZ SIBINDE
(Moçambique) e MANUEL JOAO CASTIGO (Moçambique), e 7 egressos (4 de Colômbia, 1 de Vezuela, 1 de El Salvador e 1 de Cuba). Todos discentes bolsitas no PPG. Este número vem crescendo com o aumento da oferta do número de bolsas, possibilitando a atração de mais alunos estrangeiros.

3)    OBJETIVO ESTRATÉGICO: DEFESAS DE DISSERTAÇÕES E TESES REALIZADAS EM INGLÊS, COM PARTICIPAÇÕES DE PESQUISADORES ESTRANGEIROS

A coordenação do PPGBEA tem estimulado a elaboração das teses e dissertações em inglês para, além de aumentar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas no programa, permitir cada vez mais a participação de pesquisadores estrangeiros em bancas de defesa. Abaixo estão a lista de teses e dissertações escritas em inglês. Aquelas que foram também defendidas em inglês serão destacadas com um ( * ).

Luciano Serafim de Souza - Lackadaisical Quantum Walk Analyses With Partial Phase Inversion Proposal. 2024

Fábio Sandro dos Santos - Modeling wind speed and solar radiation in Brazil using mathematical- computational techniques. 2023

Josafá José do Carmo Reis Júnior - Application of geometric morphometrics to understand ecological aspects of marine fish in Southwestern Tropical Atlantic. 2023

*José Domingos Albuquerque Aguiar - Characterization of soil microstructure using 3D X-ray tomographic images (Prof. Ana Tarquis como membro da banca). 2023

Daniel Leonardo Ramírez Orozco - Some Results on Stochastic Comparisons by Majorization Theory and Goodness-of-Fit Measures Based on The Mellin Transform. 2022

Fábio Veríssimo Jaques da Silveira - New normal-based classes of probability distributions (embargo temporário). 2022

*Patrícia de Souza Medeiros Pina Ximenes - Drought Analysis in Northeast Brazil - Probability Distribution Models and Markov Chain Approach (embargo temporário). 2022.

*Henrique Pinto dos Santos Zaidan - Mathematical Models of Warrant Policies: A Game Theory Perspective. 2021.

Kerolly Kedma Felix do Nascimento - Modeling and behavioral analysis of the cryptocurrencies market.
 

2021

OUTRAS INFORMAÇÕES RELACIONADAS A INTERNACIONALIZAÇÃO:

-Programa PrInt-CAPES:
A aprovação para o Programa Institucional de Internacionalização CAPES-PRINT da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na qual o PPG em Biometria eEstatística Aplicada participou, foi extremamente benéfica ao PPGBEA. No quadriênio 2021-2024 aprovamos duas missões científicas (França e Sérvia), um Professor Visitante no Exterior (Sérvia), e um Professor Visitante do Exterior (Espanha). No quadriênio anterior, tivemos a aprovação de quatro discentes para iniciarem suas participações no ano de 2020. Por conta da pandemia COVID-19, estas missões foram suspensas e não foram retomadas depois.

- Sinergia entre Programas de Fomento:
Além do PrInt, o PPGBEA vem buscando recursos em outras fontes para fomentar suas ações de internacionalização:

Produção científica internacional com Open-Acess, apartir do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP): há o reembolso dos custos direcionados a publicação em revistas com alto fator de impacto (JCR) e no modo Open-Acess, gerando maior visibilidade das produções científicas do PPGBEA.

Participação em eventos científicos internacionais a partir do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP): Pagamento do custo referente a inscrição em eventos científicos internacionais para ampliar a visibilidade das produções do PPGBEA e possibilidade de interação.

INSERÇÃO LOCAL, REGIONAL E NACIONAL:

Nos últimos anos, o PPGBEA, no intuito de fortalecer sua rede de colaboração acadêmica e de pesquisa, tem realizado diversas parcerias com instituições do Estado de Pernambuco e de outros Estados de várias regiões do País, as quais destacamos a seguir.

Na UFPE, podemos destacar o intercâmbio acadêmico com o Departamento de Energia Nuclear (DEN/UFPE), onde há colaborações e a formação conjunta de discentes de mestrado e doutorado em pesquisas envolvendo o Laboratório de Tomografia computadorizada de Raios-X (LTC) do Núcleo em Ensaios Não-Destrutivos de Aplicações de Raios-X (NENDARX)(DEN-UFPE). O intercâmbio com este laboratório, coordenado pelo Professor Antonio Antonino, foi iniciado junto com a proposta de cooperação da PPGBEA/UFRPE e a UNS (CAPES/MYNCIT) em 2013, e foi fortalecido pela aprovação de outro projeto de pesquisa, “Projeto AIMMO” (A PQ-0178-1.08/14, FACEPE/CNPq), finalizado em 2024. Atualmente, esta parceria conta com mais um projeto aprovado, Projeto FORMA - Análises da Radiodensidade e Morfologia de Otólitos de Peixes, financiado pela FACEPE.
 


O Professor Tiago Alessandro Espínola Ferreira foi nomeado como embaixador da UFRPE em relação ao Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, com o objetivo de ser o ponto focal para a utilização do Supercomputador Santos Dumont. O SDumont possui capacidade instalada de processamento na ordem de 5,1 Petaflop/s e um total de 36.472 núcleos de CPU, distribuídos em 1.134 nós computacionais, dos quais são compostos, em sua maioria, exclusivamente por CPUs com arquitetura multi-core. O supercomputador possui ainda um sistema de arquivos paralelo Lustre, integrado a rede Infiniband, com capacidade bruta de armazenamento da ordem de 1,7 PBytes, bem como um sistema de arquivos secundário com capacidade bruta de 640 TBytes.

Uma importante característica de nosso programa é a manutenção da colaboração com nossos egressos, visando a continuidade do apoio aos recém-formados. Dentre estas parcerias, destaca-se o nosso intercâmbio com o Departamento de Estatística e Ciências Atuarias (DECAT) da Universidade Federal de Sergipe, o qual conta com vários egressos do nosso programa de Mestrado no seu corpo docente. Realizamos, recentemente, um Dinter com a UFS, aprovado em 2014, iniciado em 2015 e finalizado em 2019, dos quais cinco professores obtiveram o título de doutorado, sendo de grande valia para a Instituição Receptora, pois houve uma grande qualificação de seus quadros, sem a necessidade de afastamento efetivo de seus docentes do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais. Essa parceria com a UFS não se resume ao Dinter, havendo ainda colaboração de pesquisa entre os docentes Borko Stosic e Tatijana Stosic com o Professor Milan Lalic do Departamento de Física da UFS, bem como colaboração com professores do DECAT Allan Robert da Silva, Rodrigo da Silva e Esdras Adriano, todos nossos egressos. Professores Tatijana Stosic e Tiago Ferreira tambem mantem ativa colaboração em pesquisa com o nosso egresso Silvio Xavier, da Universidade Estadual de Campina Grande, com artigos recentes, e com o egresso Ikaro Barreto, do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event – Cebraspe, que pode ser comprovado pela grande número de artigos publicados com estes egressos. Prof. Paulo Duarte mantém parcerias com os egressos Jonas Vasconcelos Filho (UAST – UFRPE) e Josafá Reis Jr. (Bolsista na UFS).

Nossos docentes Antônio Samuel Alves da Silva, Moacyr Cunha Filho, Romulo Menezes, Borko Stosic e Tatijana Stosic tambem tem colaboração ativa com o professor Osvaldo Anibal Rosso (“pai” do método Permutation Entropy Complexity causality Plane), do Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com artigos recentes:
Ademais, colaboramos com o Centro de Informática da UFPE, cujo curso de pós-graduação possui conceito 7 na CAPES, através do intercâmbio entre o docente Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto (CIn) e o Professor Tiago Alessandro Espínola Ferreira (PPGBEA), bem como entre a docente Teresa Bernarda Ludermir (CIn) com os docentes Wilson Rosa de Oliveira Júnior (PPBGBEA), Borko Stosic (PPGBEA) e Tatijana Stosic (PPGBEA). Mais recentemente no nosso docente colaborador até 2019, Adenilton José da Silva transferiu-se para o CIn, possuindo colaboração com o Professor Wilson Rosa de Oliveira Junior. Vale ressaltar que essas colaborações já renderam diversas publicações entre os dois programas.
 

Os professores Guilherme Rocha Moreira e Moacyr Cunha Filho possuem uma parceria de pesquisa estabelecida com o Departamento de Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba, através do contato com a Professora Maria Lindomárcia Leonardo da Costa, que rendeu publicações em 2019, entre as quais podemos citar:
Nossa parceria com a UFPE também se estende ao Departamento de Oceanografia, onde existe um grupo de pesquisa com participação do PPGBEA, do PPG em Recursos Pesqueiros e Aquicultura da UFRPE através da parceria entre os Docentes Paulo José Duarte Neto, nossa ex-docente e participante externa Professora Rosângela Paula Teixeira Lessa e Professor Borko Stosic pelo lado da UFRPE e a docente Beatrice Padovani Ferreira (UFPE), bem como nosso egresso e hoje Pós-Doc da UFPE, Jonas Eloi Vasconcelos Filhos.

A parceria entre o docente Paulo José Duarte Neto e o Prof. Dr. Evaldo Espíndola, professor titular da Universidade de São Paulo, sendo responsável pelo Núcleo de Ecotoxicologia e Ecologia Aplicada (NEEA), vem se fortalecendo desde 2019, com a publicação de mais dois artigos no último quadriênio. Esta parceria conta ainda com a participação de diversos discentes do NEEA e da egressa Mickaelle Almeida.

O Docente Paulo José Duarte Neto é membro da Rede Nacional de Isótopos Forenses (RENIF - https://www.renifbrasil.org) desde 2020. Esta rede de colaboração conseguiu aprovação de diversos projetos que contam com a participação de diversos docentes e discentes do PPGBEA: “Rastreamento de Origem e Georreferenciamento de Vestígios Criminais com Base em Traçadores Isotópicos e Elementares” - edital PROCAD Segurança Pública e Ciências Forenses (CAPES), coordenado pelo Prof. Martinelli; “IsoProb: Sistema de atribuição geográfica de vestígios criminais com base em Machine Learning espacial e modelagem multisotópica” – CHAMADA PÚBLICA FACEPE-FAPESP 08/2022 APOIO A PESQUISAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA (IA), coordenado pelo Prof. Paulo Duarte; CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados - Modelos isotópicos mecanísticos: base para predições sobre a incorporação das razões isotópicas do ambiente em tecidos animais, coordenado pela Profa. Grabriela Nardoto (UNB); e, principalmente, a aprovação do “INCT - Metrologia Forense e Rastreabilidade na Qualidade Agroambiental – MRFor”, coordenado pelo Prof. Martinelli. Além das diversas publicações em conjunto, a aprovação destes diversos projetos demonstra a força desta rede de pesquisa.

De maneira geral, dada a importância do PPG em Biometria e Estatística Aplicada para a área de estatística e experimentação agronômica, marcadamente na Região Nordeste do país, temos estabelecido uma série se parcerias com instituições que desenvolvem pesquisas nas ciências agrárias. Como citado anteriormente, temos egressos na quase totalidade das universidades federais dessa região, que procuram manter uma boa relação com nosso Programa. Podemos citar na Universidade Estadual da Paraíba, o docente Silvio Fernando Alves Xavier Júnior; na Universidade Federal da Paraíba os docentes Lázaro Souto de Araújo; Luiz Medeiros de Araújo Lima Filho (atualmente coordenador do PPG em Modelos de Decisão em Saúde). Na Universidade Federal de Sergipe os docentes Luiz Henrique Gama Dore de Araújo, Esdras Adriano Barbosa dos Santos, Amanda da Silva Lira, Eucymara França Nunes Santos, Allan Robert da Silva, Juliana Kátia da Silva, José Rodrigo Santos Silva dentre outros. Esses docentes continuam fazendo parte de nossos grupos de pesquisa, com publicações em conjunto, ao mesmo tempo que vêm demonstrando maturidade científica para trilhar seus próprios caminhos e parcerias científicas independentes de nosso programa. A participação ativa dos egressos em universidades no exterior, como o Dr. Daniel Orosco, docente em uma das principais instituições da Colômbia (Universidade Nacional de Colombia), demonstra o poder de nucleação do PPGBEA que vai além da esfera regional e nacional.

Percentuais de inserção dos decentes permanentes para o quadriênio 2021-2024 (planilha do ANEXO 3.3.2):
25% em projetos de extensão
81,25% com iniciativas de popularização do conhecimento 12.5% em comissões de caráter não acadêmico
37,5% em comitês de agencia de fomento
37,5% com prêmios, reconhecimentos e distinções 25% como editor/corpo editorial
43,75% como organizador de eventos 56,5% com bolsa de produtividade 31,5% como palestrante.