A Universidade Federal Rural de Pernambuco iniciou o processo de autoavaliação institucional dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em 2020, correspondendo às atividades desenvolvidas no ano de 2019. Assim, a determinação dos pontos estratégicos da análise dos PPG da UFRPE foi estabelecida e periodicamente acompanhada por uma Comissão formada por docentes, discentes e servidores técnico- administrativos e coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Esta comissão realizou a avaliação sistemática dos dados obtidos nos Programas, concluindo um ciclo de seis autoavaliações (2019-2024) dos Programas da UFRPE (https://www.prpg.ufrpe.br/pt-br/relatorios-autoavaliacao).
Os resultados comparativos entre os anos mostraram uma evidente evolução em diversas atividades acadêmicas avaliadas e também foi importante para corrigir as fragilidades detectadas. A experiência prévia obtida nos quatro primeiros relatórios de autoavaliação possibilitou avanços importantes na identificação das forças, fragilidades e oportunidades dos Programas, assim como na realização do planejamento estratégico e ações com o objetivo de proporcionar melhores condições acadêmicas e administrativas aos Programas. As autoavaliações anteriores proporcionaram um alicerce para reforçar a identidade e a missão dos Programas, despertando para a necessidade de focar em soluções inovadoras de impacto social, econômico, ambiental e cultural para resolver problemas no Estado de Pernambuco e na Região Nordeste. Um exemplo da evolução dos indicadores avaliados foi o processo de internacionalização da UFRPE que foi reforçado pelo Programa CAPES/PrInt/UFRPE aprovado em 2018 com ações importantes que permitiram o fluxo in e out de docentes (PVnE), discentes (PDSE) e pesquisadores estrangeiros para a Instituição (PVE). Estas ações proporcionaram um grande avanço institucional, colocando a UFRPE no cenário internacional de pesquisa de qualidade.
A publicação da sexta edição do Relatório de Autoavaliação dos PPG da UFRPE, referente às atividades acadêmicas e administrativas demonstrou a evolução do processo de consolidação dos Programas e identificou a necessidade de atuar de forma coletiva para fortalecer suas ações nas diferentes áreas.
No PPGBEA, o processo de autoavaliação, realizado entre os anos de 2020 e 2024, teve grande aderêrencia por parte do corpo docente e discente, com média de 51 discentes e 10 docentes participantes em cada ano, resultando em um processo de autoavaliação significativo. Cada uma das perguntas pode ser respondida com atributos Muito Ruim (1), Ruim (2), Regular (3), Bom (4) ou Excelente
(5). As perguntas foram enquadradas em 7 categorias: Autoavaliação, Internacionalilzação, Pesquisa e Inovação, Orientação/Teses, Ensino, Planejamento estratégico e Infraestrutura. Para cada uma das categorias, calculamos a média dos valores dos atributos recebidos em suas respectivas perguntas. O resultado geral é disponbilizado no arquivo Anexo 1.4.1 e a planilha com os dados brutos é apresentada no Anexo 1.4.2.
Como pode ser visto na figura apresenatada no Anexo 1.4.1, durante os anos de 2020 e 2024, o PPGBEA obteve médias nas 7 categorias que variaram de 3,86 para infraestrutura em 2022 a 4,65 para Orientações/Teses em 2021, de acordo com os discentes, e 3,69 para Pesquisa/Inovação em 2022 a 4,51 para Planejamento estratégico em 2024, de acordo com os docentes. No geral, a média de avaliação discente para o período foi de 4,27 e, no caso dos docentes, foi de 4,21. Ou seja, em média o PPGBEA
tem boa avaliação em praticamente todas as categorias durante todo o período. Além disso, o período de menor (2022) foi um ano pós-pandêmico e quando as obras no DEINFO iniciaram, interferindo bastante no dia a dia do PPGBEA.
Pode-se destacar que, para os discentes, as categorias mais bem avaliadas em todos os anos foram o de “Orientações/Teses” (média geral de 4,58) e “Ensino” (média geral igual a 4,45 ), ambas com pequenas flutuações entre os anos. A primeira categoria está relacionada com a qualidade da orientação, relacionamento orietador/orientado e estimulos a produção. Já a segunda categoria está relacionada com a qualidade do ensino das disciplinas ministradas pelo corpo docente, desde a metodologia de ensino, passando pelo conteúdo abordado e bibliografia utlizada, até o comprometimento e assiduidade dos docentes. Este resultado sugere que nosso corpo docente vem realizando um ótimo trabalho em relação a formação dos discentes, refletindo também em uma ótima empregabilidade de nossos egressos.
Do ponto de vista dos docentes, a categoria com maior média compreendeu a Autoavaliação, o que demonstra uma grau elevado de satisfação com suas atividades, refletindo em orientação e ensino eficientes. Em segundo lugar, destaca-se o Planejamento estratégico com média geral no período de 4,39 e atingindo seu maior valor em 2024 (4,51). Esta categoria se refere aos quesitos ligados a estrutura e gestão do PPGBEA (e.g. linhas de pesquisa, matriz curricular, atualização das disciplinas, desempenho da coordenação e secretaria, transparência na aplicação dos recursos, etc).
Outra categoria que merece destaque é a de Infraestrutura. O quadriênio 2021-2024 foi bastante siginificativo neste ponto, iniciando em um periódo pandêmico, no qual a infraestrutura do curso era irrelevante para o período de atividades remotas (2021- média discente igual a 4,10 e docente igual a 3,83), em seguida um período pós-pandêmico, mas com a estrutura física do Departamento bastante comprometida, em consequência de sua reforma (2022 – média discente 3,86 e docente 3,98) , e finalizando na restruturação da qualidade de espaços físicos do PPGBEA, tanto em relação a suas salas de aula e auditório bem equipados, como os laboratórios de pesquisa equipados com computadores e servidoers/workstations de alto desempenho (2024 – média discente 4,15 e docente 4,18). Acreditamos que um aumento siginificativo nestes valores serão observados no quadriênio seguinte.
De maneira geral, a partir deste processo de avaliação, podemos concluir que há uma satisfação geral do corpo docente e discente em todos os quesitos avaliados e que esse processo é ferramenta fundamental para o desenvolvimento do PPG. A partir dele, podemos delimtar que o foco principal para o próximo quadriênio deverá ser o fortalecimento dos grupos de pesquisa, principalmente em relação ao desenvolvimento de produtos tecnológicos e de inovação, particpação docente e discente em atividades de extensão, a melhoria contínua da produção discente e o reconhecimento internacional de nossas produções e corpo docente.